Pedagogia dos orixás
Este livro tem como objetivo contribuir com elementos para estabelecer novas relações culturais, reconhecendo a base mítica de nossa matriz africana, assim como nossos heróis negros, na construção dos arquétipos de base em nossa educação. O autor combina reflexões teóricas e conceitos sobre a opressão do sistema de ensino a serviço de classes dominantes na formação cultural e apresenta estratégias educacionais alternativas. Também oferece textos, derivados de mitos e narrativas africanas e afrodescendentes, adaptados para o uso em sala de aula, e relatos de experiências reais para práticas antirracistas. ____ *____ Ivan Poli é desses intelectuais que me instiga a revisitar suas obras e a escrever após leituras, pois atuamos no mesmo eixo temático – Orixás e Educação –, e sei que tais contribuições são extremamente necessárias para que convidemos os profissionais da educação a pensar fora da caixinha segregadora e embranquecida que sempre foi a educação brasileira, a partir de referenciais capazes de subverter a ordem individualista para a comunitária, imediatista para a ancestral. (parte do prefácio) Kiusam de Oliveira Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia pela USP
Características | |
Autor | Ivan Poli |
Biografia | Este livro tem como objetivo contribuir com elementos para estabelecer novas relações culturais, reconhecendo a base mítica de nossa matriz africana, assim como nossos heróis negros, na construção dos arquétipos de base em nossa educação. O autor combina reflexões teóricas e conceitos sobre a opressão do sistema de ensino a serviço de classes dominantes na formação cultural e apresenta estratégias educacionais alternativas. Também oferece textos, derivados de mitos e narrativas africanas e afrodescendentes, adaptados para o uso em sala de aula, e relatos de experiências reais para práticas antirracistas. ____ *____ Ivan Poli é desses intelectuais que me instiga a revisitar suas obras e a escrever após leituras, pois atuamos no mesmo eixo temático – Orixás e Educação –, e sei que tais contribuições são extremamente necessárias para que convidemos os profissionais da educação a pensar fora da caixinha segregadora e embranquecida que sempre foi a educação brasileira, a partir de referenciais capazes de subverter a ordem individualista para a comunitária, imediatista para a ancestral. (parte do prefácio) Kiusam de Oliveira Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia pela USP |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | PALLAS |
ISBN | 9786556020860 |
Largura | 14 |
Páginas | 368 |